Olá, webmasters! Neste post, apresentarei o plugin Jetpack Boost para WordPress, parte da família de plugins Jetpack desenvolvidos pela Automattic.
Se você já usa o WordPress há algum tempo, é provável que já tenha ouvido falar ou utilizado o plugin Jetpack. Ele oferece diversos recursos para otimizar seu site, mas, em muitos casos, a quantidade de recursos pode atrapalhar se você não precisar de todos eles.
Desde o ano passado, a Automattic tem trabalhado para disponibilizar funções do plugin Jetpack de forma independente. Eu fiz um vídeo no ano passado sobre o Jetpack Boost em nosso canal no Youtube, que pode ser visto aqui (por favor, pegue leve, pois é meu “primeiro vídeo”).
O que é o Jetpack Boost?
O Jetpack Boost é um plugin de performance para WordPress desenvolvido pela Automattic. Com ele, é possível otimizar seu site de forma simples, gratuita e ainda obter ótimos resultados.
Atualmente, o Jetpack Boost possui três funções principais:
- Otimizar o carregamento de CSS
- Adiar (defer) JavaScripts não essenciais
- Carregamento lento (lazy load) de imagens

Otimizar o carregamento de CSS
Ao ativar a função “Optimize CSS Loading” no Jetpack Boost, o plugin detecta o CSS mais importante para o carregamento crítico e o coloca no topo da página e em linha (inline). Isso acelera o carregamento do site e otimiza a performance do seu projeto WordPress.
Adiar JavaScripts não essenciais
Como muitos outros plugins de performance para WordPress, essa função é bastante conhecida. Quando ativada, o plugin adia ou atrasa o carregamento de JavaScripts não essenciais da página, melhorando a pontuação do Core Web Vitals.
Carregamento lento de imagens
Outra função comum, o carregamento lento (lazy load) de imagens atrasa o carregamento de imagens conforme o usuário rola a tela. Isso melhora a pontuação do Core Web Vitals e evita carregamentos desnecessários de recursos pelo usuário (cliente).
Minha opinião sobre o Jetpack Boost
Em geral, esse excelente plugin criado pelos desenvolvedores da Automattic é muito útil e uma ótima alternativa para quem busca simplicidade, facilidade de configuração e gratuitidade.
Observação: Vale lembrar que, para extrair o máximo do plugin, é recomendado utilizar o mínimo de plugins possíveis em seu projeto, pois podem ocorrer conflitos ou limitações de aproveitamento devido a incompatibilidades.
Deixe um comentário