Google encerrará o suporte ao Sitemap Ping, indicando mudanças na indexação de conteúdo

google search engine on screen

O Google recentemente anunciou que encerrará o suporte ao Sitemap Ping, e o endpoint associado deixará de funcionar até o final deste ano.

O protocolo do sitemap define um método REST não autenticado para notificar os mecanismos de busca sobre atualizações em sitemaps. Essa notificação, conhecida como “ping”, informa aos mecanismos de busca que um sitemap foi atualizado.

A decisão de encerrar o suporte foi baseada em estudos internos realizados pelo Google e outros mecanismos de busca, como o Bing. Esses estudos concluíram que os envios não autenticados de sitemaps não são muito úteis e a maioria deles resulta em spam.

Os webmasters ainda têm opções para enviar sitemaps aos mecanismos de busca. Podem fazê-lo através do Google Search Console ou incluindo o sitemap no arquivo robots.txt. O Google recomenda o uso do elemento “lastmod” nos arquivos de sitemap para indicar a data da última atualização da página.

Atualmente, o Google não utiliza os elementos “changefreq” ou “priority” para sitemaps.

Embora o fim do suporte ao Sitemap Ping possa resultar em uma pequena redução na velocidade de indexação do conteúdo, o Google não demonstrou preocupação significativa com relação a isso.

Os webmasters que utilizam essa funcionalidade devem remover o envio de sitemaps por meio do Sitemap Ping até o final deste ano e certificar-se de que os dados fornecidos no elemento “lastmod” sejam precisos e úteis para a indexação adequada do conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *