A 10up lançou um site chamado “Gutenberg Best Practices” como um repositório público contendo tutoriais, documentação e exemplos de código. A manutenção da documentação atual não tem sido um ponto forte do projeto oficial do Gutenberg, uma vez que o ritmo acelerado do projeto dificulta o acompanhamento dos colaboradores e desenvolvedores.
“Gutenberg introduziu um novo paradigma editorial para a criação de conteúdo e construção de páginas no WordPress”, afirmou Fabian Kaegy, Diretor Associado de Engenharia Editorial da 10up. “Como o editor de blocos ainda é relativamente recente, ele está progredindo rapidamente e as mudanças são implementadas regularmente. Por isso, as oportunidades de aprendizado são escassas e sentimos a falta de documentação de melhores práticas que atendam aos padrões da 10up para o Gutenberg.”
As melhores práticas do Gutenberg da 10up foram elaboradas para complementar a documentação principal do WordPress, com uma abordagem que Kaegy descreve como “mais focada no serviço ao cliente, adaptada às experiências editoriais de nível corporativo e engenharia”.
Para desenvolvedores iniciantes no trabalho com o editor de blocos, a seção “Referência” oferece informações detalhadas sobre a anatomia de um bloco, os fundamentos da tematização de blocos com o “theme.json”, extensões de blocos, variações de blocos e muito mais, com vídeos de apoio e GIFs. A documentação também fornece contexto adicional para uso prático. Por exemplo, a seção sobre transformações de blocos inclui informações sobre quando e como definir transformações de blocos.
A seção “Treinamento” das Melhores Práticas do Gutenberg da 10up apresenta um minicurso sobre a estrutura de arquivos de um bloco e todos os seus componentes, além de ensinar como construir um bloco personalizado usando o “Bloco Inicial 10up”. Isso é especialmente útil para desenvolvedores em busca de orientação adicional para criar seus primeiros blocos.
A seção “Guias” aborda tópicos mais avançados, como a extensão de blocos principais e a inclusão de JavaScript no frontend com um bloco. A documentação está disponível no GitHub, permitindo que qualquer pessoa contribua com edições. O site também conta com links para um fórum de discussão no GitHub, onde desenvolvedores são convidados a participar de discussões e workshops sobre as melhores práticas em colaboração com a equipe da 10up.
Deixe um comentário